Ensino Superior

Educação Superior Universitária:

· Universidades

Educação Superior não Universitária:

· Institutos e colégios universitários

Educação Superior (18 anos /+)

A Educação Superior designa o 4.º nível do sistema educativo e integra todos os graus académicos posteriores ao bacharelato. Tem como objectivo prolongar o processo de formação dos indivíduos e formar profissionais e especialistas.

O ensino superior é fornecido em universidades nacionais autónomas, experimentais, privadas, institutos e colégios universitários públicos e privados.

Os requisitos ou condições de ingresso à Educação Superior são:

· a inscrição no processo de pré – inscrição nacional;

· a apresentação de prova de atitude académica;

· ter aprovação no nível Educação Média e obter o título de Bacharel ou Técnico Médio.

O exame de admissão é exigido para ingressar em alguns cursos, tanto nas instituições privadas como nas públicas.

A avaliação é contínua. Geralmente, inclui provas escritas, trabalhos de investigação e apresentações orais. A escala de avaliação compreende 1 e 20 pontos. Para o estudante ser aprovado deve ter, na avaliação, no mínimo 10 valores.

Na, Educação Superior, as áreas com mais alunos são: as Ciências Sociais (38, 3% dos estudantes), as Engenharias, Arquitecturas e Tecnologias (35%), a Educação (12%) e as Ciências da Saúde (7%). As áreas com menos alunos são as Ciências Básicas, Humanidades e o sector militar.

Em 2001, os institutos de Educação Superior contrataram 47.900 docentes. Uma vez que havia 720.000 estudantes, era 15 alunos por professor. Nesse mesmo ano, 88% dos professores prestava serviços em instituições públicas e 12% em instituições privadas.

Relativamente à distribuição dos estudantes segundo o tipo de instituição, 52% dos estudantes estão em universidades públicas, 12% em universidades privadas e 36% em colégios e institutos universitários públicos e privados.

Os estudos profissionais podem ser de duas categorias: os de carreiras curtas e os de carreira longa. Os estudos de carreiras curtas atribuem o título Técnico Superior Universitário. Estes estudos têm uma duração de 2 a 3 anos. Os estudos de carreiras longas atribuem, por exemplo, o título de Advogado, Economista, Médico, Engenheiro, licenciado em história, em educação, etc. Tem uma duração de 5 ou 6 anos de estudo. O curso de Medicina é o único caso em que a duração é de 6 anos.

Existem os estudos condutores ao grau académico (Especialização, Mestrado e Doutoramento) e os estudos não condutores ao grau académico (Amplificação, Actualização, Aperfeiçoamento profissional e Programas Pós – Doutoramento).

As instituições de Educação Superior, principalmente as universidades, têm como missão fundamental tarefas de ensino, investigação e extensão. Mais de 70% das investigações realizam-se em universidades públicas. As universidades privadas realizam pouca investigação.

      clip_image002

(www.iesalc.unesco.org.ve/programas/nacionales/venezuela/infnac_ve.pdf)

Matrículas na Educação Superior

clip_image006

        clip_image004

(http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=8620)

Em 1991 apenas 29% da população estava matriculada na Educação Superior. Em 2006, o ensino superior conta com 52% da população.

             clip_image008

(www.iesalc.unesco.org.ve/programas/nacionales/venezuela/infnac_ve.pdf)

Em 1988 havia apenas 509.779 matrículas no Educação Superior e em 2001 aumentou para 712.797 matrículas. Em 1988, a taxa de escolarização era de 20.13% e em 2001, aumentou para 22.73%.

Educação Superior Universitária

Universidades

As Universidades oferecem estudos em diversas áreas e níveis.

Existem três tipos de universidade: Universidades Nacionais Autónomas, Universidades Nacionais Experimentais e Universidades Privadas.

1) Universidades Nacionais Autónomas

As Universidades nacionais Autónomas constituem o grupo de instituições de Educação Superior mais antigo, com maior tradição académica e com maior número de estudantes. Estas universidades dispõem de uma autonomia académica para ditar as suas próprias regras, planificar e organizar os programas de investigação e de ensino e eleger os docentes.

São universidades autónomas a Universidade Central de Venezuela (UCV), em Caracas; de Los Andes (ULA), em Mérida; de Zulia (LUZ), em Maracaibo; de Carabobo (UC), em Valencia; e do Oriente (UDO).

2) Universidades Nacionais Experimentais

Universidades criadas pelo Estado Venezuelano com a finalidade de testar novas orientações e estruturas académicas e administrativas. Podem desfrutar de uma certa autonomia determinada pelas condições especiais da sua experimentação educativa. A sua organização e funcionamento são regidos pelos regulamentos ditados pelo Executivo Nacional.

A primeira Universidade Nacional experimental foi a Universidade de Oriente, fundada em 1958. Posteriormente foram fundadas a Universidade Centro Occidental Lisandro Alvarado (UCLA), em Barquisimeto; a Universidade Simón Bolívar (USB) e Simón Rodríguez (UNESR), em Caracas; a Universidade Experimental del Táchira; a Universidade de los Llanos Ezequiel Zamora; a Universidade Francisco de Miranda (UNEFM), em Coro; o Rómulo Gallegos, em San Juan de los Morros; a Universidade Nacional Abierta; e a Rafael María Baralt em Maracaibo.

Em 2001, foram criadas 16 universidades experimentais.

3) Universidades Privadas

As universidades privadas são regidas pela Lei de Universidades e para funcionarem requerem a autorização do Executivo Nacional. Devem ter a mesma estrutura académica que as universidades nacionais autónomas. Apenas podem funcionar as escolas que sejam aprovadas pelo Conselho Nacional de Universidades. Requer o número mínimo de três autoridades para a sua criação. Os directores e os docentes devem preencher as mesmas condições que nas universidades autónomas. Os certificados emitidos só produzem efeitos jurídicos se aprovados pelo Executivo Nacional, através do Ministério da Educação.

Existem 21 universidades privadas, das quais quatro são patrocinadas pela Igreja Católica e 17 por grupos laicos. Do primeiro grupo fazem parte a Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), em Caracas; a Universidade Católica de Táchira, em San Cristóbal; a Universidade Cecilio Acosta, em Maracaíbo; e a Universidade Santa Rosa. As principais instituições estabelecidas por grupos laicos são a Universidade Santa María (USM); a Universidade Metropolitana e a Universidade José María Vargas, em Caracas; a Rafael Urdaneta, em Maracaibo; a Tecnológica del Centro, em Valencia; e a de Sur del Lago.

Educação Superior não Universitária

A Educação Superior não Universitária abrange os Institutos e Colégios Universitários.

Institutos e colégios universitários

Em cada instituto e colégio universitário existe um Conselho Directivo, um Conselho Académico, um director e um ou dois subdirectores. O Conselho Directivo é a máxima autoridade da instituição. É composto pelo director e por 6 a 8 membros, entre os quais, os subdirectores, chefes de divisão, um representante dos docentes e dos estudantes. O Conselho Académico consiste num órgão colegial no qual estão representados os docentes, os estudantes e, em muitos casos, representantes do Ministério da Educação.

Os institutos e colégios universitários dependem directamente do Ministério da Educação.

Existem vários institutos na educação superior: institutos politécnicos, pedagógicos, universitários de Tecnologia, Universitários, Universitários Eclesiásticos, Militares Universitários e de Investigação.

1) Institutos politécnicos

Desenvolvem programas teórico-práticos no campo de engenharia. Os planos de estudo têm uma duração, estruturas e requisitos semelhantes aos das Universidades e Faculdades de Engenharia., atribuindo o título de Técnico Superior Universitário (TSU) na especialidade correspondente. São exemplos deste tipo de instituições os institutos privados Santiago Mariño e Monseñor Arias Blanco.

2) Institutos pedagógicos

Especializam-se na formação de professores para os níveis de Educação Pré-escolar, Básica, Média Diversificada e Profissional, atribuindo o título de professores na especialidade correspondente. Há institutos pedagógicos em Barquisimeto, Caracas, Maturín, Maracay, Turmero, Los Teques e Rubio.

3) Institutos Universitários de Tecnologia

Instituições que oferecem uma formação profissional prática que conduz a títulos de Técnicos Superiores em “carreiras curtas” (dois e meio a três anos) relacionadas com o sector industrial. Existe em Caracas, dois institutos de Tecnologia: o instituto Alonso Gameroen Coro e o de Tecnología Bomberil.

Existem 14 institutos oficiais, dos quais 3 dependem do Ministério da Educação; e 17 institutos privados.

4) Institutos Universitários

Instituições criadas para a formação de Técnicos Superiores nas diversas disciplinas exigidas para o desenvolvimento do país. A maioria são instituições criadas por iniciativa privada. São exemplos de institutos Universitários o de Artes Plásticas (público) e o de Audición y Lenguage (privado).

5) Institutos Universitários Eclesiásticos

São instituições de formação eclesiástica criadas para formar profissionais direccionados para a acção religiosa. O seminário Interdiocesano Santa Rosa da Lima, o seminário Santo Tomás de Aquino e a Universidade eclesiástica venezolana em San Cristóbal, são institutos Universitários Eclesiásticos. Oferecem estudos em Teologia, Filosofia Religiosa e Pedagogia Religiosa. Atribuem o título de Licenciado em Teologia, Filosofia e Educação. São cursos de 5 anos de estudo.

6) Institutos Militares Universitários

Instituições destinadas a formar oficiais da Força Armada Nacional. Os institutos mais antigos são a Academia Militar, Escuela Naval e a Escuela de Aviación Militar.

Além do grau Militar de Oficial, também atribuem o título académico de Licenciado em Ciências e Artes Militares e em Ciências Navais.

7) Institutos de Investigação

Instituições que realizam actividades a nível de pós-graduação e de investigação. No sistema educativo, os cursos de pós-graduação são a Especialização, o Mestrado, o Doutoramento e Pós-Doutoramento, na qual o aluno obtém o título de especialista, mestre e doutor respectivamente. São exemplos de institutos de investigação oficial IVIC (Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas) e o instituto de investigação privado IESA (Instituto de Estudios Superiores de Administración).

Os Colégios Universitários são instituições de educação superior dirigidas para a formação profissional em carreiras de curta duração em especialidades da educação, administração, turismo, informática, geologia, metalúrgica, mecânica, pesca, entre outras. Permitem ao estudante continuar os seus estudos em níveis mais avançados noutras instituições. Atribuem o título de Técnico Superior na especialidade correspondente. Os Colégios Universitários mais antigos são o de Caracas e de Los Teques. Em 2001, existe 15 colégios Universitários, dos quais 7 são públicos e 8 são privados.

Instituições privadas e públicas de Educação Superior

clip_image010

(www.iesalc.unesco.org.ve/programas/nacionales/venezuela/infnac_ve.pdf)

No período de 1970-79, verifica-se um aumento do número total de instituições, alcançando 59 instituições, das quais 39 são instituições públicas e 20 privadas. Posteriormente, verifica-se uma pequena diminuição do número total de instituições, tendo, no período de 1990-99, 49 instituições, das quais 15 são públicas e 34 são privadas.

Fontes:

http://portal.unesco.org/education/en/ev.php-URL_ID=40314&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html, captado no dia 8 de Abril de 2008 às 20 horas e 12 minutos

http://www.ciberamerica.org, captado no dia 19 de Fevereiro de 2008 às 12 horas e 22 minutos

http://www.ibe.unesco.org/countries/Venezuela.htm, dia 3 de Maio de 2008 às 17 horas e 39 minutos

http://www.oei.es/quipu/venezuela/,captado no dia 11 de Abril de 2008 às 19 horas e 6 minutos

Responses

  1. Holla

    eu sou brasileira moro em Manaus qual o procedimento para e ir estudar na venezuela posso transferir minha faculdade de turismo para estudar na venezuela??
    ou tenho q começa tudo de novo

    gracias

  2. amigo, sou bacharél em Direito, moro em Boa Vista capital do Estado de Roraima, gostaria de saber como é que posso me inscrever para cursar me dicina em Santa Elena. Se puder me ajudar agredeceria muito. Obrigado.

  3. Olá,

    Sou Luiz Reis e sou 3º ano de um seminario do Curso de Teologia, tenho muita vontade de estudar Teologia na Venezuela, vcs podem me ajudar a conseguir informações de como estudar lá? Tambem tenho interesse em informações do item nº 4, institutos universitários para formação de tecnicos.

    Obrigado.

  4. MORO EM MANAUS E ESTOU CONCLUINDO MEU ENSINO MEDIO GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CURSAR O ENSINO SUPERIOR NA VENEZUELA OBRIGADA

  5. OLA MORO EM MANAUS E PRETENTO ESTUDAR NA VENEZUELA, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA Q EU POSSA CONSEGUIR, ENTRETANTO A AREA QUE QUERO E MEDICINA E JA APROVEITANDO…
    COMO FAÇO ?SE NAO CONHEÇO NINGUEM?
    PS: SE FOSSE POSSIVEL GOSTARIA MUITO DE CONCORRER A UMA BOLSA.
    DREFS

  6. BOM DIA!
    MORO NA BAHIA E GOSTARIA DE SABER O QUE É NECESSARIO PARA ESTUDAR MEDICINA NA VENEZUELA.
    OBRIGADA.

  7. Meu nome é Marcelo, tenho 30 anos sou brasileiro e moro na cidade de Assis interior do estado de São Paulo, gostaria de saber sobre os métodos de estudos de graduação na Venezuela ? principalmentes nas Universidades Bolivariana. Formas de ingresso nas universidades Venezuelanas ? se há possibilidades de estudantes Brasileiros estudarem nas universidades Venezuelanas ? e se o caso, qual os requisitos necessários para o ingresso ?

    Sem mais agradeço desde já pela atenção.

    Obrigado

  8. Meu nome é Marcelo, tenho 30 anos sou brasileiro e moro na cidade de Assis interior do estado de São Paulo, gostaria de saber sobre os métodos de estudos de graduação na Venezuela ? Formas de ingresso nas universidades Venezuelanas ? se há possibilidades de estudantes Brasileiros estudarem nas universidades Venezuelanas ? e se o caso, qual os requisitos necessários para o ingresso ?

    Sem mais agradeço desde já pela atenção.

    Obrigado

  9. Sou brasileiro, formado, bacharél em Direito, moro em no interior do estado de São Paulo, gostaria de saber como é que posso me inscrever para cursar medicina em Santa Elena. Se puder me ajudar agredeceria muito. Obrigado.

  10. Olá. Boa Noite. Eu gostaria de saber como é que faz para fazer o curso de Medicina na cidade de Santa Helena / Venezuela. Eu moro em Boa Vista / RR, divisa com Santa Helena, e me interessei pelo curso. Gostaria de saber se eu posso fazer o curso e o que é preciso, pois é um sonho meu : formar em Medicina.
    Aguardo sua resposta e desde já agradeço.
    Buena Noche y Hasta Luego!

    Att: Monalisa

  11. Meus cumprimentos! Meu Nome é Ezequiel e faço o curso de serviço social na cidade de Divinopolis- estado de Minas Gerais-Brasil, comecei a pouco tempo pesquisar sobre a revoluçao bolivariana na venezuela e tomei conhecimento da UBV (Universidade Bolivariana de Venezuela) e gostaria de me informar se é possivel estudar nessa universidade, e se for possivel quais os procedimentos qu e devo fazer para cursar Gestion social ou Estudios politicos e gobieno. estes sao os dois cursos que me interessei, mas meu maior interesse é aprender e aprofundar sobre a revoluçao bolivariana e tomar partido como militante ativo do socialismo do seculo XXI, em busca de uma sociedade mais justa,
    Obrigado pela atençao e aguardo anciosamente uma resposta.
    Abraços aos camaradas!!

    • Resposta a Ezequiel Pereira :

      Eu fiz este blogue para uma disciplina do meu curso que consistia numa análise muito superficial da educação venezuelana.. por isso não consigo resolver a sua duvida, dado que é muito específico.. com os melhores cumprimentos, Solange

  12. Ola amigos
    Gostaria de saber como faço para entrar no processo de seleção para o curso de agronomia em venezuela

  13. Olá, meu nome eh Jeová, e moro em Puerto Ordaz/Venezuela, gostaria de informaçoes sobre quais univerdidades venezuelanas tem seus cursos reconhecidos no brasil e qual o processo para isso. Desde jah obrigado pela atençao.

  14. Me chamo Ellen,sou brasileira e filha de venezuelana tenho 24 anos ,moro em Caicara del Orinoco na Venezuela e gostaria de saber como posso ingressar na UCV…Tambem gostaria de saber como concorrer a bolsas de estudo…O curso que anceio é o de medicina

  15. Bom dia,sou de manaus e gostaria de saber como fazer para cursar medicina na venezuela?como concorrer a bolsas de estudo?

  16. ESTE BLOGUE FOI FEITO NO INTUITO DE DESCRIÇÂO E ANÁLISE DA EDUCAÇÂO DA VENEZUELA DE UM MODO MUITO GERAL.. DESTE MODO, NÂO CONSIGO TIRAR AS VOSSAS DUVIDAS NA MEDIDA EM QUE SÃO MUITAS ESPECIFICAS..

    COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS,

    SOLANGE (EDUVENEZUELA)


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: