Conclusões… provisórias

Em 2005, a Venezuela possui 26.7 milhões de habitantes e seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0.792 (74.º), o que corresponde a um Índice de Desenvolvimento Humano médio. Dado que, no período de 1975 e 2005 (30 anos), o IDH aumentou de 0.723 a 0.792, é provável que no ano 2015 o país consiga alcançar um IDH alto. No entanto deve-se ter em consideração que no ano 2015 espera-se que a população aumente bruscamente para 31.3 milhões de habitantes. O que é provável, uma vez que, actualmente, a taxa de natalidade (18.71 nascimentos/1000 habitantes) é superior à taxa de mortalidade (4.92 mortos/1000 habitantes).

Deve-se ter em conta os vários factores que influenciam a Educação. A temperatura nem sempre é a mesma em todas as regiões, existem regiões onde as temperaturas são mais baixas e noutras são mais moderadas. As condições climáticas podem influenciar a taxa de escolarização. Uma criança que reside nos Andes, onde a temperatura é sempre baixa (14 º C) tem uma taxa de escolarização menor que uma criança que reside em Caracas (a capital), onde a temperatura oscila entre 24 º C e os 27 º C ao longo do ano. Também o meio social onde reside a criança influencia a sua escolarização. Devido a um menor e difícil acesso às escolas, as crianças que residem em meios rurais tem uma taxa de escolarização menor que as crianças que residem em meios urbanos. Na Venezuela em 2005, 6.6% da população reside em meios rurais. Apesar de ser uma pequena percentagem, a população deve ter um acesso igualitário ao ensino que os que residem em meios urbanos.

Na Venezuela, o valor do PIB é de 164.1 biliões de dólares. Desse valor, 7% é destinado à educação. Existe um maior financiamento na Educação Superior, uma vez que 65.7% da população tem idades compreendidas entre 15 e 64 anos. De acordo com o seu nível económico, a Venezuela encontra-se a 18 posições abaixo, o que me leva a concluir que os projectos e as missões realizadas, contribuíram para uma melhoria do ensino, mas não são suficientes para tornar a educação num meio condutor ao progresso e aperfeiçoamento do país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: