Cultura

A cultura venezuelana trata-se de uma cultura de três civilizações: africanos, indígenas e espanhóis. A especificidade cultural foi adquirida através de processos de transculturação e mestiçagem. A cultura, de um modo geral, assemelha-se à cultura da América Latina. A gastronomia provém das tribos indígenas e dos espanhóis, a música e as artes pictóricas dos africanos e a língua dos espanhóis. Além destas principais civilizações influentes, a França, a Itália, Portugal, os Estados Unidos formam países que de alguma forma contribuíram para a diversidade cultural que a Venezuela possui actualmente.

A Venezuela é um país rico em celebrações e tradições culturais. Das celebrações mais importantes pode-se destacar o Natal, os Reis Magos, o Carnaval e a Páscoa, que são celebradas de acordo com os costumes de cada região.

Artes

Caracas, a capital da Venezuela, consiste num grande centro cultural. Concentra a maior parte das instituições culturais do país, tais como o Museu de Belas – Artes, o Museu de Arte Colonial, o Museu de Arte Contemporânea, a galeria de Arte Nacional, o Museu de Ciência Natural e a Biblioteca Nacional, que possui mais de dois milhões de livros. O Museu de Arte Contemporânea Sofia Imber é um dos mais importantes da América do Sul, onde podem ser apreciadas obras de alta qualidade.

clip_image002        clip_image003

   Museu de Arte Contemporânea                         Escultura de Otero

clip_image004              clip_image006

      Galeria de Arte Nacional                                Museu de Arte Colonial

Caracas, todos os anos, realiza o Festival Internacional de Teatro. Este evento conta com a participação de grupos de teatro de todas as partes do mundo.

                         clip_image008
                                   Teatro Teresa Carreño

A musica Venezuelana compreende uma grande variedade de ritmos, tais como a salsa, o merengue, o calypso, a gaita, a parranda e joropo. O Joropo consiste num baile típico da Venezuela, que utiliza como instrumentos na música o “cuatro”, “harpa llanera” e as “maracas”.

       clip_image010     clip_image011     clip_image013

 

Entre os principais grupos artísticos destacam-se o Ballet Nuevo de Caracas e a Orquestra Sinfónica da Venezuela

Vídeo do baile Joropo:

 

Literatura

Na Venezuela, a literatura surgiu durante a vigência do neoclassicismo hispânico. A grande figura inicial da literatura consistiu no humanista Andrés Bello, editor de revistas que tiveram um importante papel na vida cultural hispano – americana e incentivador da independência cultural da América espanhola. Nos primeiros anos da independência surgiram vários escritores. O primeiro prosador importante foi Juan Vicente González, discípulo do romantismo francês que evocou os princípios da independência do seu país numa prosa apaixonada.

Na primeira geração romântica destaca-se Antonio Maitín, poeta influenciado pelos poetas românticos ingleses. Na segunda geração romântica destaca-se José Calcaño, poeta de tradição católica.

A partir da terceira década do século XX destaca-se o romancista venezuelano Rómulo Gallegos. São da mesma época Julio Garmendia, o poeta e romancista Miguel Otero Silva, o prosador Guillermo Meneses, os poetas do grupo Viernes e da corrente nativista e os autores dramáticos Luis Peraza e Lucila Palacios.

Outros nomes relevantes da literatura venezuelana no século XX foram Gustavo Díaz Solís, Oscar Guaramato, Salvador Garmendia Gonzáles León, José Ramón Medina, Juan Liscano, Rafael Pineda e Ramón Chalbaud.

Gastronomia

A gastronomia venezuelana é caracterizada pelo uso do milho, da mandioca, da banana, do pimentão, da malagueta, de grãos, de tubérculos, de cana-de-açúcar e aves variadas.

Os pratos mais representativos são o “Pabellón Criollo”, a “Arepa”, a “Hallaca”, a “Cachapa”, a “Broa”, a “Pizca andina”, o assado negro e o “fervido” de carne ou peixe. Na época de Natal, o prato típico é o “Hallacas”.

      clip_image014      clip_image016

O prato simbólico é o “Pisillo Guariqueño”.

Na região da costa e ilhas destacam-se os peixes e frutos do mar à grelha. Nas regiões de montanha e Andina, destacam-se as peças de caça e a truta. Nas planícies destacam-se as carnes e na zona ocidental e na capital utiliza-se coco e frutas nas receitas.

Desportos

Os três desportos mais importantes na Venezuela são o basebol, o basquetebol e o boxe. O basebol é o desporto “rei”. No basebol destacam-se Afonso “Chico” Carrasquel e Omar Vizquel. O basquetebol e o futebol são também desportos populares na Venezuela, mas não possuem a mesma popularidade que o basebol. Carl Herrera, ex-jogador da NBA e Juan Arango, futebolista do Mallorca, são os principais jogadores nestes desportos.

 clip_image018   clip_image002[1]

O mergulho, o windsurf, o kitesurf, a canoagem, as caminhadas, a escalada, o atletismo, o ciclismo, o ténis, o motociclismo são outros dos desportos que são praticados neste país sul-americano.

                           image

Meios de Comunicação

Os Jornais mais importantes do país são: Cabecera, Meridiano, Últimas Notícias, El Universo, El Nacional, 2001, Abril, El Mundo, El Globo, Panaroma, El Siglo, El Carabobeño, Noti-Tarde, El Informador.

Feriados

 

Data Nome local      
Nome em português Notas
1 de Janeiro Día de Año Nuevo Ano Novo
6 de Janeiro Día de Reyes Dia de Reis Magos Dia no qual as crianças recebem presentes
Segunda e terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas Carnaval Carnaval
Domingo de Ramos – Domingo de Páscoa Semana Santa Semana Santa
19 de Março Día de San José Dia de São José
19 de Abril Começo do movimento pela independência em 1810
1 de Maio Día del Trabajador Dia do trabalhador
24 de Junho Batalla de Carabobo Batalha de Carabobo Conquista da independência. Também se comemora o Dia do Exército.
5 de Julho 5 de julio Dia da Independência Assinatura da Declaração de Independência
3 de Agosto Dia de la bandeira Dia da bandeira
12 de Outubro Día de la Resistencia Indígena Dia da Resistência Indígena Anteriormente este dia era chamado “Día de la Raza” e celebrava a chegada de Cristóvão Colombo à América
1 de Novembro Día de Todos los Santos Dia de todos os Santos
17 de Novembro19 de Novembro Feria de la Chinita Apenas na região de Zulia; celebra o milagre de Nossa Senhora do Rosario de Chiquinquirá
8 de Dezembro Inmaculada Concepción Imaculada Conceição
24 de Dezembro Nochebuena Véspera de Natal Nascimento de Jesus (Divino Niño).
31 de Dezembro Nochevieja Noite de S. Silvestre Último dia do ano

 

Fontes:

http://www.prof2000.pt/users/anamartins/FLUP/LPO/Venezuela/index.html, captado no dia 19 de Fevereiro de 2008 às 13 horas e 38 minutos

http://www.ciberamerica.org, captado no dia 19 de Fevereiro às 12 horas e 22 minutos

http://venezuela.costasur.com/pt/cultura.html, captado no dia 19 de Fevereiro às 13 horas e 42 minutos

http://www.brasilescola.com/geografia/venezuela2.htm, captado no dia 20 de Fevereiro de 2008 às 14 horas e 34 minutos

http://www.venezuelatuya.com, captado no dia 20 de Fevereiro de 2008 às 16 horas e 2 minutos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Venezuela, captado no dia 20 de Fevereiro de 2008 às 14 horas e 50 minutos

http://venezuela.costasur.com/pt/deportes.html, captado no dia 13 de Maio de 2008 às 20 horas e 55 minutos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: